A importância do desenvolvimento tecnológico na evolução humana

23 de Dezembro de 2020

A evolução histórica da tecnologia tem início nas primeiras invenções do homem. Ao longo do tempo o ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, tudo com o intuito de tornar a vida mais fácil.

A lógica sempre foi criar invenções capazes de contribuir para a sociedade, como o telefone, a luz elétrica, televisão, rádio e internet. Com o passar das décadas, a evolução da tecnologia é cada vez mais rápida e necessária e se desenvolve tão rápido que algumas gerações encontram dificuldades para acompanhar e se adaptar.

As redes sociais, as ferramentas de comunicação digital, o uso de aplicativos resolvem quase todos os problemas do dia a dia. Ligar para a pizzaria, abanar a mão para pedir um táxi, ir ao banco pagar as contas, tudo isso já está ultrapassado.

Além de tornar mais fácil a rotina da sociedade, toda essa evolução também contribuiu na redução de gastos, principalmente para as empresas. Já que é possível usar a tecnologia para diminuir a mão de obra, agilizar os processos de vendas, melhorar o atendimento ao cliente, entre inúmeras outras possibilidades.

Principais segmentos beneficiados pela evolução histórica da tecnologia

Os avanços na medicina só foram possíveis com as inovações tecnológicas. Não somente nos equipamentos, mas também em atendimento mais ágil por meio do universo digital. Sem contar na velocidade para encontrar curas e novos tratamentos.

Na educação o acesso à internet possibilitou encontrar informações e notícias sobre qualquer assunto. Aprender com streaming de vídeos, aulas e palestras por conferências online, fazer cursos à distância etc.

Na indústria a tecnologia possibilitou a automação de processos, com o uso de máquinas, novas possibilidades de colheitas, o uso de drones tornando todos os processos mais ágeis e assertivos.

As empresas conseguiram aumentar as demandas por vendas online, o alcance de clientes, reduziram o custo com menos contratações e necessidade de local físico para desempenharem as atividades, adotando o trabalho remoto.

A publicidade se apropriou das inovações tecnológicas como forma de atuação. Hoje, com mais da metade da população imersa nas redes sociais e usando dispositivos móveis, é possível criar propagandas que segmentam um público específico. Mais economia e mais conversões.

A tecnologia tem se mostrado essencial para o desenvolvimento humano. A adaptação é inevitável. Estamos e continuaremos evoluindo sempre.


A OW está a mais de 15 anos no mercado! Acompanhamos a evolução das tecnologias e os impactos em diversos setores, para trazermos soluções personalizadas aos nossos clientes que vão desde aplicativos para dispositivos móveis à alocação de equipe de desenvolvimento. Conheça um pouco mais da nossa história, nossos serviços e dos nossos trabalhos já realizados.

Gostou? Então compartilhe com algum amigo!

Leia também

A sua privacidade é importante para nós!

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.